Excesso de bebidas alcoólicas pode reduzir até cinco anos de vida

Fonte: RedeTV! | Publicado em: 14 de de 2018 às 09:30

Foto: RedeTV!

Quem consome álcool diariamente tem motivos para ficar preocupado, isso porque de acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, beber mais de 100 gramas de álcool por semana, cerca de seis ou sete copos, aumenta o risco de morte.

 

Para chegar a conclusão, foram realizados cerca de 83 testes em 19 países diferentes. Os pesquisadores analisaram a relação entre o consumo de bebidas e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

As pessoas que bebiam mais demonstraram ter maior taxa de risco de sofrer acidente vascular cerebral (14%), doença hiperativa (24%) e aneurisma aórtico (15%). Cerca de 600 mil pessoas tiveram seus dados de consumo analisados, metade delas afirmaram beber mais de 100 gramas de álcool por semana.

 

A conclusão foi de que pessoas de 40 anos perdem cerca de seis meses de vida quando consome de 100 a 200 gramas de álcool por semana, mas quando ingerido de 200 a 350 gramas, podem perder de um a dois anos de vida, e quem ultrapassa esse número tem quatro a cinco anos a menos de expectativa de vida.

 

Apesar dos dados, números parecidos já foram associados a um menor risco de doenças cardíacas. O líder da pesquisa explicou que isso não é necessariamente um benefício: "O consumo de álcool está associado a um risco ligeiramente menor de ataques cardíacos não fatais, mas isso deve ser equilibrado com o maior risco associado a outras doenças cardiovasculares graves e potencialmente fatais".

 

Os cientistas ainda teorizam que o motivo da diminuição da expectativa de vida está relacionado ao aumento da pressão sanguínea que o álcool produz no corpo.

Deixe seu Comentário

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja Também