Sorriso perfeito: quando o tratamento vai além da estética dental

Fonte: Da Assessoria | Publicado em: 16 de de 2018 às 10:14

Foto: Da Assessoria

O sorriso é o cartão de visitas. Essa frase, repetida em tantas ocasiões diferentes, diz bastante sobre a necessidade da condição adequada da dentição, não apenas no que tange à questão da estética dental, mas também em relação à saúde bucal.

 

Existem diversos procedimentos indicados para a melhora da estética da boca e que também solucionam problemas funcionais, como desequilíbrios na mastigação.

 

Estética dental a serviço da saúde bucal

 

Os principais tratamentos em estética dental em evidência atualmente buscam harmonizar a beleza do sorriso com a qualidade de vida do paciente, devolvendo não só a autoestima mas também as funções bucais importantes para o corpo humano.

 

Diversas condições podem prejudicar a qualidade do sorriso, como perda ou desalinho dos dentes, disfunções na articulação temporomandibular, escurecimento ou manchas, entre outras.

 

A correção destes problemas depende basicamente do quadro clínico individual de cada paciente. Entre os principais tratamentos, estão:

 

Tratamento ortodôntico: são utilizados aparelhos dentários fixos e móveis para alinhar os dentes corretamente e encaixar adequadamente a mordida. A duração do tratamento varia conforme o quadro do paciente, podendo perdurar por alguns anos.

 

Faceta de porcelana: as facetas de porcelana são lâminas finíssimas que recobrem os dentes, e têm como objetivo corrigir falhas como trincados e quebras, desalinhos, desgastes, manchas e espaços muito grandes entre um dente e outro. Tudo isso para deixar o sorriso com um aspecto mais natural e equilibrado.

 

Restauração em resina: bastante usadas atualmente, chegaram para substituir as clássicas restaurações em amálgama, mais escuras. Elas são colocadas após a remoção de cáries nos dentes. São cada vez mais duráveis e proporcionam uma estética melhor para a cavidade bucal.

 

Lentes de contato dentais: solução rápida para a correção do sorriso, as lentes de contato dental são lâminas de porcelana super finas, posteriormente coladas uma a uma sobre os dentes. Produzidas a partir de impressão 3D,  têm sido bastante utilizadas por famosos que decidiram mudar de forma prática e rápida o sorriso. No entanto, elas não substituem o tratamento ortodôntico.

 

Implante dentário: consiste na inserção de um pino de titânio na gengiva e, posteriormente, a colocação de uma prótese de porcelana, substituindo a falta de um ou mais dentes e recobrando a função mastigatória e estética.

 

O melhor tratamento deve ser indicado de acordo com cada caso e características de cada paciente. Sempre consulte um especialista!

Deixe seu Comentário

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja Também