Técnicos atualizam e emitem Cartão SUS de pacientes durante Caravana

Fonte: Gcom-MT | Publicado em: 24 de de 2018 às 09:13

Foto: Gcom-MT

Pacientes que passarão pelo atendimento oftalmológico durante a 13ª Caravana da Transformação, em Cuiabá, poderão regularizar seu Cartão SUS na Arena Pantanal. O documento está entre os que são obrigatórios para a realização das consultas e a atualização é feita de forma imediata. Quem não possui o Cartão também poderá emiti-lo no local. O serviço traz ainda a consulta do número da carteira, para quem tem o registro nacional, mas não está em posse do documento.

 

Técnicos responsáveis pela regularização e emissão estão fazendo de 200 a 300 atendimentos por dia, segundo Helena Bucair, uma das responsáveis pelo Cartão SUS na Arena Pantanal, sendo que a maioria procura o serviço para fazer a atualização. Ela explicou que para consulta oftalmológica na Caravana é exigido o cadastro nacional, que começa com o dígito 7.  “Muitos chegam aqui com o cadastro antigo, que não é nacional. Essa nova carteira abrange todos os serviços do SUS e vale para todo o território brasileiro”.

 

O paciente faz o cadastro, agenda a consulta, tira o crachá e depois passa pela análise do Cartão Nacional de Saúde, que é atualizado instantaneamente, caso seja necessário. Aldeíra Martins de Araújo, de Cuiabá, não sabia que precisava desta regularização e elogiou o serviço. “Vim para me consultar e não sabia que o meu número estava inválido. Foi bom porque fui muito bem orientada, me direcionaram para o local de atendimento e foi bem rápido para atualizar meu cartão. Como precisa desse cartão para tudo achei muito válido”.

 

CARTÃO SUS

 

O Cartão Nacional de Saúde é um documento que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. O uso contribui para o planejamento das ações e acompanhamento dos resultados obtidos e os dados poderão ser consultados por profissionais autorizados para isso, sem que se percam informações importantes para o tratamento da pessoa. Dessa forma, o cidadão terá acesso ao seu histórico de saúde, independente de utilizar o serviço público ou o plano privado, de acordo com definição da Agência Nacional de Saúde (ANS).

 

13ª CARAVANA

 

Na primeira semana da Caravana da Transformação, que estará sendo realizada até o dia 10 de maio na Arena Pantanal, foram realizadas 7.738 consultas e 2.894 cirurgias, resultando em um total de 44.127 procedimentos oftalmológicos.  

 

 

A expectativa é que sejam feitas 20 mil consultas oftalmológicas e 15 mil cirurgias de catarata, yag laser e pterígio. Os pacientes submetidos a cirurgia recebem o acompanhamento pós-operatório em três etapas, sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e trinta dias depois do procedimento cirúrgico.

 

Para ser atendido é necessário trazer documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão do SUS. Nesta edição serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.

Deixe seu Comentário

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja Também