Palestra aborda políticas de saúde e segurança no trabalho com servidores da Saúde

Fonte: SES-MT | Publicado em: 24 de de 2018 às 16:48

Foto: Internet

As atividades do Abril Verde seguem na Secretaria de Estado de Saúde (SES). Na manhã desta terça-feira (24.04) o tema abordado foi “A Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os servidores do Estado de Mato Grosso – Desafio e Perspectivas”, em palestra conduzida pela atual secretária de Gestão da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Ozenira Felix Soares de Souza.

 

A secretária, que também é gestora governamental e atuou na SES como superintendente dos Recursos Humanos em 2003, diretora da Escola de Saúde Pública (ESP) e como secretaria adjunta de Gestão de Pessoas na antiga Secretaria de Administração (SAD) - hoje Secretaria de Gestão (SEGES) -, explicou que foi convidada pela SES para abordar o tema, já que esteve envolvida na criação das políticas para saúde e segurança do trabalhador enquanto servidora da SES. “Foi aqui dentro que começou a nascer a política de saúde do trabalhador no Estado de Mato Grosso para servidor público”, afirmou.

 

Ozenira contou que, na época em que atuou na Saúde, a equipe de qualidade de vida trabalhava de uma forma mais pontual. “Como existia uma área para a saúde do trabalhador, que era mais direcionada para o cidadão, fizemos uma proposta para trabalhar uma coisa mais geral. A partir daí começamos a pensar, se existe uma política de saúde do trabalhador para o cidadão, porque não ter uma direcionada para o servidor? Então se deu início ao trabalho da qualidade de vida voltado para a saúde do trabalhador do serviço público do estado”.

 

Casos como de alcoolismo foram alguns dos citados pela secretária, que serviram de pontapé para o início dessas ações juntamente com os servidores. “Nós tínhamos muitos casos aqui na SES, então o pessoal que foi direcionado fazia o trabalho indo atrás para ajudar a resolver, mas um tempo depois voltava, e a equipe entrava novamente em ação”.

 

Terminada a sua missão na Saúde, Ozenira retornou para a Seges e, em parceria com a também servidora e colega Vânia Nardelli, o trabalho voltado para a assistência à saúde e segurança do servidor ganhou capítulos importantes, como a criação da lei de insalubridade e do cuidado com a saúde do trabalhador.

 

Ao final da palestra, a secretária abriu para uma roda de conversa, e respondeu algumas dúvidas dos servidores e também recebeu elogios pelo seu histórico dentro da SES e pelos trabalhos executados ao longo da sua atuação, visando a qualidade de vida do servidor público do Estado.

Deixe seu Comentário

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja Também